Crtl+C_Crtl+V – Exposição​ Cristina Suzuki

Datas: 25 de maio a 03 de agosto de 2024

Horários: Qua – sob agendamento | Qui e Sex – 11h às 18h | Sáb – 10h às 16h

Local: Av Rebouças, 2915 – Pinheiros, São Paulo/SP

Sobre: Em um movimento de se reapropriar do cotidiano, Crtl+C_Crtl+V intitula a individual da artista Cristina Suzuki na Diáspora Galeria que traz 36 obras, produzidas desde 2012. Com humor ácido, os trabalhos refletem, e trazem à tona sob uma nova e crítica estética, as vivências da artista durante sua juventude na Zona Leste de São Paulo, até a fase adulta com sua mudança para o município de Santo André.

Artista: Cristina Suzuki

Curadoria: Carollinne Akemy Miyashita e Priscila Arantes

 

Texto Conceito

A exposição individual Ctrl+C_Ctrl+V de Cristina Suzuki (1967, São Paulo, Brasil) tem como fio condutor o conceito de reapropriação em um sentido tanto literal quanto metafórico.  Ao reutilizar objetos do cotidiano, Suzuki os transforma em comentários sociais, destacando a conexão entre recorte, colagem e a arte de reutilizar materiais como forma de expressão criativa.

 

O título da exposição faz referência ao ato de copiar e colar no ambiente digital e ressalta a ideia de integrar elementos preexistentes em novos contextos. Esse processo desafia a noção de originalidade na arte e reflete sobre como objetos diários podem adquirir novos significados e funções sob perspectivas diversas. Por meio de seus trabalhos, Suzuki não só transforma fisicamente os objetos, mas também os carrega de novas narrativas e críticas sociais, propondo uma reflexão sobre a cultura de consumo, identidade e os padrões sociais vigentes.

 

Os 36 trabalhos da mostra são interconectados pelas experiências pessoais da artista, desde sua juventude na Zona Leste de São Paulo até sua vida adulta em Santo André, englobando os questionamentos do meio em que vive e os padrões profissionais de sua carreira. A escolha de realizar a individual na Diáspora Galeria ressalta todos esses aspectos, visto que o espaço foi criado para questionar o mercado artístico brasileiro hegemônico e promover a diversidade racial e de gênero no circuito das artes.

 

Na exposição Ctrl+C_Ctrl+V, a proposta é explorar a criatividade com que Suzuki utiliza materiais, desde os mais simples, como panfletos de supermercado, até uma ampla gama de materialidades e meios de comunicação. Ao longo de seus 20 anos de carreira, fica evidente que suas obras, desenvolvidas em diferentes momentos, mantêm uma conexão que entrelaça e consolida seu corpo de trabalho.

 

 

Carollinne Akemy Miyashita

Priscila Arantes